quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Minhas impressões sobre Exit Through The Gift Shop (ou o filme do Bansky)




Eu não podia esperar outra coisa de "Exit Throught the Gift Shop" (ou o filme do Banksy), não é só a arte dele (e de outros artistas) que passa em 90 minutos de película, é o artista na tela.
Irônico, debochado e questionador é o mínimo que eu posso falar do filme, o que começa com um documentário normal de Street Art, acaba por deixar em aberto uma (talvez) excelente piada.
Banksy é um mero coadjuvante nesse meta-documentário, o personagem é Thierry Guetta (ou Mr. Brainwash, conforme o andamento do filme), um documentarista francês, radicado nos Estados Unidos, que acaba virando o pricipal cinegafista de alguns dos principais artistas da "street art" mundial.
Ok, mais um documentário sobre como fazer documentários. Apesar das participações de Space Invader, Mr. Andre e Shephard Farey (sabe o poster do Obama? Pois é, ele que fez.), seria só mais um filme mediano, com um elenco melhor que o conteúdo, com nada de novo.
O fascínio de Thierry pela street art é tão grande que ele torna-se um artista (e hoje em dia quem não é?), mas não um artista qualquer, um artista egocêntrico, megalomaníaco e ancorado pelos maiores nomes da street art mundial. Sob o nome de Mr. Brainwash, assina sua primeira exposição, " Life is Beautiful" - sucesso de público, vendas e crítica - onde revisita a pop art (fui descobrir depois de assistir o filme que ele assinou também a capa de " Celebration", ou o último disco da Madonna).
Até aí tudo bem, mais uma película sobre o surgimento do mais novo hype da semana, mas a partir desse momento o filme levanta uma questão interessante (sendo sincero, acho essa discussão meio batida e superficial): A comercialização e o conceito de street art.
Não vou entrar nesse ponto, pois como já disse, acho essa conversa defasada e melhor abordada por muitas outras pessoas, só que essa discussão acaba transformar o rumo do filme. Estranhamente, ao se aproximar do fim do filme ganhar um ar ficcional, uma espécie de grande piada, a veracidade de Mr. Brainwash ou Thierry Guetta passa a ser questionada pelo público.
Sinceramente, não acho que um artista marcado pelo ar questionador, deboche e ironia, perante aos ícones da sociedade, lançaria mais um filme sobre um tema já abordado, ficarei muito frustrado se esse for mais um filme sobre street art, acho muito interessante a discussão sobre quem é artista e o quanto dura esse artista (estamos na época do efêmero).
Acho a piada, caso ela seja verdadeira, muito bem bolada e levanta uma questão muito legal, já levantada na pop art, o quão é possível fabricar arte e fabricar o artista.
Corram pro torrent mais próximo que essa uma hora e meia vale muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário